O que é Visualg?
Qual a linguagem do VisuAlg?
A linguagem que o VisuAlg interpreta é bastante simples: uma versão em português dos pseudocódigos comumente utilizados em livros de introdução à programação, conhecida como "Portugol".
Para que serve o VisuAlg?
O VisuAlg foi desenvolvido para ajudar alunos iniciantes em programação a praticarem seus conhecimentos em um ambiente próximo à realidade. Muitos iniciantes enfrentam dificuldades ao tentar entender a abstração de executar um programa apenas no papel, o que pode ser um grande obstáculo para aprender técnicas de elaboração de algoritmos. Submeter um iniciante aos rigores de uma linguagem de programação como Pascal ou ao "esoterismo" do C pode ser excessivamente complexo.
O ideal é utilizar uma linguagem mais simples, como o "Portugol", que é amplamente popular no meio acadêmico e presente em livros amplamente utilizados. Com essa linguagem, os princípios básicos da programação estruturada podem ser ensinados de forma gradual e acessível, evitando uma curva de aprendizagem íngreme.
Além de oferecer uma abordagem amigável para o aprendizado de programação, o VisuAlg permite simular o que acontece na tela do computador com o uso dos comandos "leia" e "escreva". Ele também possibilita a verificação dos valores das variáveis e permite acompanhar passo a passo a execução de um algoritmo, o que é de grande valor didático.
Outro recurso importante é o suporte a um modo simples de depuração, o que facilita a identificação e correção de erros no código. O VisuAlg possui um editor de texto com recursos razoáveis, como abrir e salvar arquivos, e oferece todos os principais recursos de um ambiente gráfico, tornando-o uma ferramenta completa e eficiente para o aprendizado e prática de programação.
Ao utilizar o VisuAlg, os estudantes têm a oportunidade de aprimorar suas habilidades de programação de maneira gradual, sem se sentirem sobrecarregados, e podem desfrutar de uma experiência mais próxima do que acontece em um ambiente real de desenvolvimento de software.
Qual a diferença entre VisuAlg e Portugol?
O VisuAlg é um interpretador que lê e interpreta códigos escritos em uma linguagem próxima do português estruturado (Portugol), funcionando como um programa normal de computador. Já o Portugol é uma pseudo-linguagem algorítmica amplamente utilizada na descrição de algoritmos. Destaca-se pelo uso de comandos em português, o que facilita o aprendizado da lógica de programação, habituando o iniciante ao formalismo da programação.
Como instalar o VisuAlg
A instalação do VisuAlg é simples e rápida. Siga os passos abaixo:
Baixar o Instalador:
- Clique no link https://sourceforge.net/projects/visualg30/ para baixar o instalador do VisuAlg em seu computador.
Executar o Instalador:
- Localize o arquivo baixado em seu computador e dê um duplo clique para iniciar o processo de instalação.
Seguir as Instruções:
- Siga as instruções na tela para concluir a instalação. Geralmente, basta clicar em "Próximo" até a conclusão.
Após a instalação, você poderá iniciar o VisuAlg a partir do menu iniciar ou do atalho criado na área de trabalho.
Formato Básico do Pseudocódigo e Inclusão de Comentários
O formato básico do pseudocódigo no VisuAlg é estruturado da seguinte maneira:
// Estrutura básica do pseudocódigo no VisuAlg
algoritmo "semnome"
// Função : Descrição da função do algoritmo
// Autor : Nome do autor
// Data : Data de criação
// Seção de Declarações
inicio
// Seção de Comandos
fimalgoritmo
Primeira Linha: A palavra-chave
algoritmo
seguida do nome do algoritmo, delimitado por aspas duplas. Este nome é utilizado como título nas janelas de leitura de dados e pode ser utilizado de outras formas nas futuras versões do VisuAlg.Seção de Declarações: Inicia após a primeira linha e é onde você declara variáveis. Esta seção termina com a linha que contém a palavra-chave
inicio
.Seção de Comandos: Começa após a linha contendo
inicio
e continua até a linha com a palavra-chavefimalgoritmo
. Esta seção é onde você insere os comandos que o algoritmo executará.Fim do Algoritmo: A linha com a palavra-chave
fimalgoritmo
marca o final do pseudocódigo. Qualquer texto após esta linha é ignorado pelo interpretador.
Comentários no Pseudocódigo
Comentários de Linha Única: Qualquer texto precedido por
//
é ignorado até o final da linha. Por exemplo:// Este é um comentário de linha única
Comentários em Múltiplas Linhas: Para comentários que ocupam várias linhas, cada linha deve começar com
//
. Por exemplo:// Este é um comentário // que ocupa várias linhas
Os comentários são úteis para explicar o código e tornam o pseudocódigo mais fácil de entender e manter.
Exemplo Completo de um Algoritmo no VisuAlg
Aqui está um exemplo completo de um algoritmo no VisuAlg, incluindo declarações, comandos e comentários:
// Exemplo de Algoritmo no VisuAlg
algoritmo "ExemploSimples"
// Função : Exemplo de um algoritmo simples
// Autor : João Silva
// Data : 10/06/2024
// Seção de Declarações
var
numero1, numero2, soma: inteiro
inicio
// Seção de Comandos
escreva("Digite o primeiro número: ")
leia(numero1)
escreva("Digite o segundo número: ")
leia(numero2)
soma := numero1 + numero2
escreva("A soma dos números é: ", soma)
fimalgoritmo
Este exemplo demonstra um algoritmo simples que lê dois números do usuário, calcula a soma e exibe o resultado.
Tipos de Dados e Variáveis no VisuAlg
O VisuAlg suporta quatro tipos de dados: inteiro, real, cadeia de caracteres e lógico (booleano). As palavras-chave para definir esses tipos são:
- inteiro: Define variáveis numéricas do tipo inteiro, sem casas decimais.
- real: Define variáveis numéricas do tipo real, com casas decimais.
- caractere: Define variáveis do tipo string, ou seja, cadeias de caracteres.
- logico: Define variáveis do tipo booleano, com valores VERDADEIRO ou FALSO.
Além disso, o VisuAlg permite a declaração de variáveis estruturadas através da palavra-chave vetor
.
Nomes de Variáveis e sua Declaração
Os nomes das variáveis no VisuAlg devem seguir estas regras:
- Devem começar com uma letra.
- Podem conter letras, números ou underlines.
- Podem ter até 30 caracteres.
- Não pode haver duas variáveis com o mesmo nome, exceto os elementos de um mesmo vetor.
Declaração de Variáveis
A seção de declaração de variáveis começa com a palavra-chave var
e segue as seguintes sintaxes:
Para variáveis simples:
<lista-de-variáveis> : <tipo-de-dado>
- Para variáveis estruturadas (vetores):
<lista-de-variáveis> : vetor "["<lista-de-intervalos>"]" de <tipo-de-dado>
Na
<lista-de-variáveis>
, os nomes das variáveis estão separados por vírgulas.Na
<lista-de-intervalos>
, os<intervalo>
são separados por vírgulas e têm a seguinte sintaxe:
<intervalo>: <valor-inicial> .. <valor-final>
Na versão atual do VisuAlg, tanto <valor-inicial>
como <valor-final>
devem ser inteiros, e <valor-final>
deve ser maior que <valor-inicial>
.
Exemplos de Declaração
var
a: inteiro
Valor1, Valor2: real
vet: vetor [1..10] de real
matriz: vetor [0..4, 8..10] de inteiro
nome_do_aluno: caractere
sinalizador: logico
Note que não é necessário usar ponto e vírgula após cada declaração; basta pular uma linha.
O VisuAlg suporta até 500 variáveis, contando cada elemento de um vetor individualmente.
Constantes e Comando de Atribuição
O VisuAlg suporta três tipos de constantes:
- Numéricos: Valores numéricos podem ser inteiros ou reais. Em números reais, o separador decimal é o ponto (
.
), independente da configuração regional do computador. O VisuAlg não suporta separadores de milhares. - Caracteres: Cadeias de caracteres delimitadas por aspas duplas (
"
). - Lógicos: Admitindo os valores
VERDADEIRO
ouFALSO
.
Comando de Atribuição
A atribuição de valores a variáveis é feita com o operador <-
. À esquerda do operador fica a variável que receberá o valor; à direita, pode-se colocar qualquer expressão cujo resultado tenha o mesmo tipo da variável.
Exemplos de Atribuições
a <- 3
Valor1 <- 1.5
Valor2 <- Valor1 + a
vet[1] <- vet[1] + (a * 3)
matriz[3,9] <- a / 4 - 5
nome_do_aluno <- "João Futi Muanda"
sinalizador <- FALSO
Com essas regras e exemplos, você pode começar a programar no VisuAlg, utilizando suas funcionalidades para aprender e praticar lógica de programação de forma eficaz e estruturada.